Educação sexual: a sexualidade infantil

Publicado em 07/05/2010

Ao largar as fraldas muitas crianças têm um choque ao visualizar o amiguinho no banheiro e perceber que ele ou ela tem algo a mais ou a menos. É a chamada síndrome da castração, segundo Freud. A menina pensa que lhe falta um pedaço ou ainda vai crescer. Os meninos por sua vez ficam horrorizados pensando o mesmo e achando que se aconteceu com elas pode também acontecer com eles. Por isso é importante mostrar a elas as diferenças. Deve-se passar uma mensagem clara para que não haja um problema de identificação sexual.

Por volta dos 5 anos aparece a curiosidade em explorar o corpo dos amigos. A criança está descobrindo o seu próprio corpo e o dos outros, mais uma vez é importante perceber qual a conotação para ela. Crianças não têm uma visão erótica dessas manifestações, essa idéia está no pensamento já estereotipado do adulto.

Não existe uma idade certa para se fazer perguntas sobre a sexualidade.

Suplicy (1983, p. 36), ressalta,

[...] uma criança falante e interessada pelo mundo que a cerca pode começar a mostrar interesse pelo sexo a partir dos 2 - 3 anos de idade, mesmo sem o uso da palavra a maioria o fará com 4-5 anos de idade. Você não tem que dar para a sua criança um curso completo de anatomia ou biologia. O que uma criança quer saber é muito pouco, e o mais importante é a sua atitude. Nada de histórias de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.