Quem é Chefe no Mito da Escola

Publicado em 22/04/2003

Se a língua é social, se o homem é inteligente e racional, como dizia Aristóteles "um ser político", por que não aceitar o lado democrático para o qual a língua foi originalmente formada, o de fazer o homem diferente dos animais, um ser que pode se expressar, dialogar e construir pontes, que entende, como vimos no tópico anterior, a complexidade da construção da linguagem no homem.

O homem hoje como nunca antes precisa de pontes. Quero falar delas, porque elas só têm valor para professores não para Chefes. Pode parecer que esteja falando de outro assunto, mas não, apenas quero mostrar que pontes sociais e espirituais só existem se antes houver pontes ideológicas sinceras que materializem pontes discursivas sinceras, frutos verdadeiros. Dessas pontes dependemos muito para sermos professores cristãos e educadores de futuros cristãos. Por isso pontes têm tudo a ver com preconceito lingüístico.

Combate-se muito hoje, todas as formas de preconceitos (racismo, o papel social da mulher etc.) mas esquece-se que o preconceito lingüístico tem levado muitos a abandonarem as salas de aulas, a perderem sua identidade, é um perigoso destruidor de pontes etc. Jamais poderei ser uma ponte se for preconceituoso pois qualquer forma de preconceito é capaz de destruir qualquer ponte que venha a ser construída. Como serei uma ponte que desconsidera e ameaça o diferente – aqui, especialmente, o que não domina a norma culta. O pensador frncês André Frossard, citado pelo professor Gabriel Peissé, contribui ricamente nesse sentido dizendo:

"Deus, por conhecer a irredutibilidade de cada ser humano, não consegue contar a todos. Diante de bilhões de pessoas sempre repete o mesmo primeiro…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.