Desmistificação da Mulher na Obra Cais da Sagração de Josué Montello Sob a Ótica do Existencialismo Sartreano

Publicado em 09/10/2005

E mais: especifica que, ao contrário das coisas e animais, no homem a existência precede a essência, e isso significa que o homem primeiramente existe, se descobre, surge no mundo; e que só depois se define, e, ainda: "Cada vez que o homem escolhe seu compromisso e seu projeto com toda sinceridade e com toda lucidez, torna-se-lhe impossível preferir um outro". (SARTRE, o existencialismo é um humanismo, p.79).

O homem, tal como o concebe o existencialista, se não é definível, é porque primeiramente não é nada. Só depois será alguma coisa e tal como a si próprio se fizer, como sinaliza Sartre: "Sou responsável por mim mesmo e por todos, e crio uma certa imagem do homem que eu escolho: escolhendo a mim, escolho o homem". (SARTRE, O existencialismo é um humanismo, 1973, p. 26).

A obra O ser e o nada, (1943), contém o núcleo da filosofia do existencialismo de Jean-Paul Sartre, em que defende a liberdade como uma das características mais fundamentais da existência humana. Dessa forma, o homem é caracterizado como o ser que se define por sua consciência em que existir e refletir são o mesmo, que se define por sua autoconsciência. O ideal dessa consciência é atingir a plena identidade consigo mesma. É nesse sentido que, em suas palavras, "o homem é um ser cuja existência precede a essência". O homem não tem, portanto, uma essência determinada, mas ele se faz em sua existência. Entretanto, o homem é também um ser marcado pela morte e pela finitude e, por isso, ao buscar essa identidade absoluta, está condenado ao fracasso, como assegura Sartre:

A liberdade é o único fundamento dos valores de nada,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.