Resumo do Livro – O Príncipe (resumo comentado por Napoleão)

Publicado em 19/06/2003

Um príncipe novo é muito mais vigiado em seus atos do que um hereditário, e quando esses atos mostram virtude, atraem muito mais aos homens e os obrigam muito mais de que a antigüidade do sangue. Isso porque os homens são muito mais presos as coisas do presente do que àquelas do passado e, quando acham o bem naquelas, contentam-se e nada mais buscam, antes, tomarão a defesa do príncipe se este não falhar nas demais coisas às suas promessas.

Deste modo, esses nossos príncipes que, por muitos anos, possuíram seus principados, para depois vir a perdê-los, não acuse a fortuna, mas sim sua própria ignávia; porque jamais tendo nas boas épocas pensando em que os tempos poderiam mudar (e é comum nos homens não se preocupar, na bonança, com as tempestades), quando chegaram os tempos adversos, pensaram em fugir e não defender-se e aguardaram que as populações cansadas da insolência dos vencedores os reclamassem outra vez.

Não quererias cair apenas porque acreditas que encontres quem te levante. Isto, ou não sucede, ou, quando sucede, não te trará segurança, porque é fraco meio de defesa o que de ti não depende. E são sempre bons, certo e duradouros os meios de defesa que dependem de ti mesmo e de teu valor.

Capítulo XXV – De quanto pode a sorte nas coisas humanas e de que maneira se deve resistir-lhe

Não desconheço que muitos têm e tiveram a opinião de que as coisas do mundo são dirigidas pela fortuna e por Deus, de modo que a prudência humana não pode corrigi-las, e mesmo não lhes traz nenhum remédio. É o que acontece com rios impetuosos que, quando se tornam encolerizados,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.