DA SENZALA À SALA DE AULA

Publicado em 11/11/2016

Foi, em princípio, nesse cotidiano, na prática diária que, provavelmente, as crianças negras tenham sido educadas. Foi observando o tratamento dispensado a seus pais e a outros escravos adultos que as crianças “aprenderam” a lógica do sistema escravista. Os filhos dos escravos também aprenderam a rezar e a cantar na igreja e receberam algumas noções de catecismo. A religião cristã também se ocupou de “educar” os negros, ensinando-lhes as virtudes da paciência e da humildade.

O ensino do trabalho do campo era assimilado por imitação, sem grandes dificuldades. Sendo assim, a “educação” destinada à boa parte das crianças negras era de caráter prático, aprendido no convívio com escravos adultos. Portanto, a maioria absoluta dessas crianças não teve acesso a outro tipo de educação, uma vez que a escravidão brasileira, até meados do século XIX, desconheceu estabelecimentos educacionais para os escravos e seus filhos. O aprendizado era feito por acompanhamento e com pouca sistematização.

Mas, se até a primeira metade do século XIX as crianças negras estavam submetidas aos mesmos “padrões de educação” que eram destinados aos seus pais, a aprendizagem por meio do cotidiano da escravidão, na segunda metade do século XIX, sofreu uma mudança significativa, pois com o fim do tráfico de africanos para o…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.