DA SENZALA À SALA DE AULA

Publicado em 11/11/2016

Algumas instituições se voltavam prioritariamente para o treinamento das crianças e outras aumentavam o rol de opções profissionais dos educandos, ou antes, refletiam os aspectos característicos do mercado de trabalho que as crianças deveriam enfrentar. Além do ensino agrícola, poderiam aprender outros ofícios como pedreiro, ferreiro, carpinteiro, marceneiro, alfaiate, padeiro e sapateiro.

3.3. AS ESCOLA DE PRIMEIRAS LETRAS PARA AS CRIANÇAS LIVRES DE ESCRAVAS

Quando consideramos os dados do censo de 1831, em relação aos níveis mais avançados da educação, ou seja, que se referem aos estudantes que se encontravam nos estudos intermediários, encontramos uma inversão na composição racial do publico da escola. A documentação censitária- e também a da instrução pública- revela que nos níveis de ensino que se encontravam acima da instrução elementar havia uma composição racial inversa nesses dois níveis do processo de escolarização, ou seja, enquanto as escolas de primeiras letras eram dominadas por um público negro, os níveis mais avançados do ensino eram monopolizados pelos brancos. Essa inversão revela que a questão racial estava na base do sistema educacional que existia em Minas Gerais e que havia um filtro racial que, de alguma forma, possibilitava uma predominância dos negros nos níveis mais elementares, mas que não se manifestava em níveis mais elevados do processo de escolarização.

Nos relatos dos viajantes que estiveram em minas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.