DA SENZALA À SALA DE AULA

Publicado em 11/11/2016

É, portanto, no bojo destas idéias que surge o discurso cientificista da higiene, junto com o qual, conseqüentemente, surge a preocupação sobre a repressão à ociosidade, e o temor de se encontrar dificuldade em garantir a organização do mundo do trabalho, sem o recurso e as políticas de domínio características do cativeiro. É dessa forma que estabelecemos relação com as idéias cientificistas da segunda metade do século XIX, e com a preocupação, da elite brasileira, em cuidar da educação das crianças que nasceriam livres de ventre escravo. O discurso cientificista da higiene colaborou ou influenciou a elite brasileira na tomada de decisões e na formulação de políticas visando o controle dessa população que representava as “classes perigosas”.

1.3. A PEDAGOGIA DO CHICOTE

Perdigão Malheiros (1867) destacou como a educação que os negros recebiam durante a escravidão era inadequada para um modelo de sociedade diferente da sociedade escravocrata que se encontrava em questão:

Por outro lado, a educação é coisa de que pouco ou nada se cuida em relação ao escravo, sobretudo a educação moral e religiosa em diversos tempos, e mesmo em outros países assim tem sido, porque receiam que a instrução, a ilustração promova nessa classe o desejo (aliás, natural) de emancipar-se e conseguintemente dê…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.