DA SENZALA À SALA DE AULA

Publicado em 11/11/2016

Assim sendo, foi com a preocupação atual da problemática trajetória educacional dos negros que consideramos, de central importância, entender o contexto socioeconômico que a educação das crianças negras foi discutida e idealizada pela sociedade brasileira do século XIX.

Quais seriam as permanências deste ideário de educação do século XIX nos tempos atuais, em que os negros ainda enfrentam as maiores dificuldades para ter acesso à educação? Portanto, o meu questionamento partiu da atualidade e tivemos a oportunidade de confirmar o que tínhamos lido em Silva (1993): que a escola é um espaço de desafio para pensar a complexidade da questão racial no Brasil, a partir da vivência entre as diferentes tonalidades de pele é possível perceber a sutileza que o racismo se apresenta.

Para muitos, a história da escravidão deve ser escrita, em grande parte, do ponto de vista do escravo, como assinalou Cardoso (1982), mas a lógica do sistema escravista impediu que os negros deixassem seus testemunhos, pois, a maioria absoluta dos escravos e muitos libertos não aprenderam a ler e escrever. É importante, também, considerar que a educação pensada nos moldes atuais era uma questão impensável, visto que, naquele período, poucas pessoas livres podiam contar com uma estrutura que lhes permitisse o acesso à…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.