A História do Livro

Publicado em 07/05/2010

Os trapos coloridos tinham de ser previamente branqueados. Com a invenção da tipografia por Gutenberg, meio século depois, um novo e definitivo cliente, o impressor, passaria a consumir a maior parte da produção dos papeleiros. Um prelo, em condições normais de funcionamento, exigia cerca de três resmas por dia. Em poucos anos, os fabricantes de papel devem produzir no mínimo mil resmas diárias para suprir a nova demanda, entendendo-se por resma, na época, 20 mãos de 25 folhas. Fornecer papel a impressores de livros passa a ser um dos negócios mais lucrativos a que alguém pudesse se dedicar. Na medida em que a tipografia se desenvolve e devora mais e mais papel, os fabricantes desta mercadoria passam a se interessar pela impressão de livros, e não foram raros os casos de papeleiros que se tornaram impressores.

Lefebvre e Martin, em O aparecimento do livro, lembram que isto ocorreu desde o início da nova atividade, pois "um dos associados de Gutenberg em Strasburgo era dono de uma fábrica de papel" e chamam a atenção, os mesmos autores, para o fato de que "os mais ricos, entre os negociantes de papel, são exatamente os fornecedores dos livreiros". Como conseqüência, "o desenvolvimento do centro papeleiro favorece o do centro tipográfico vizinho", aparecendo os papeleiros, seguidamente, como financiadores das tipografias, e passando a ser comum "os exemplos de tradicionais famílias papeleiras que investem capitais na…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.