UM AMANHÃ MELHOR QUE HOJE: Cultura histórica e perspectiva de futuro nos sambas-enredo da década de 1980

Publicado em 12/09/2018

Deve-se salientar que além das produções do eixo Rio-São Paulo, outras cidades e regiões compuseram canções tendo a ditadura civil-militar como plano de fundo. Em Florianópolis também houve compositores que dedicaram algumas obras em oposição ao governo militar e foram utilizadas como símbolo no processo de redemocratização. Em 1983, o jornalista catarinense Aldírio Simões criou o 1º Concurso Estadual de Samba. Em tal competição musical, o compositor João Carlos de Souza inscreveu a canção “Chega”, interpretada por Carvalhinho da Ilha. Tal música já tinha sido escrita pelo compositor alguns anos antes, porém só decidiu lançar no concurso promovido por Aldírio Simões19. Os versos do compositor: “pode ser que este pranto se acabe amanhã/ e as nuvens escuras que ocultam as estrelas/ um desejo tão forte/ um anseio que vai e vem/ nós sabemos está escrito nos muros/ nem tudo vai bem” preparam para o forte refrão que diz “vai amanhecer as flores vão crescer/ enfeitar a cidade/ e sem repressão/ o povo vai abrir o coração pra liberdade”. Compositor e intérprete venceram o concurso, contudo, ao festejar a vitória, João Carlos de Souza acabara por se afogar e vindo a falecer na Lagoa da Conceição, Florianópolis.

Como podemos notar, a Bossa Nova, o Tropicalismo e a Música Popular Brasileira (MPB) são geralmente suscitados para se debater acerca dos movimentos culturais entre a década de 1960 a década…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.