UM AMANHÃ MELHOR QUE HOJE: Cultura histórica e perspectiva de futuro nos sambas-enredo da década de 1980

Publicado em 12/09/2018

Vale ressaltar que o período da ditadura militar é marcado por um amplo debate historiográfico. Além de Caio Navarro de Toledo (2004), historiadores como Daniel Aarão Reis e Carlos Fico também se debruçaram em nos apresentar o cenário dessa época. Vários são os questionamentos e o debate acerca da ditadura militar. Um destes refere-se ao termo “ditadura civil-militar”: Daniel Aarão Reis compreende que houve a participação de civis na construção do regime. De acordo com Reis (2004), por muito tempo obscureceu-se a participação dos civis, não compreendendo as complexas relações que vigoram entre o poder ditatorial e a sociedade.

De acordo com o historiador Carlos Fico (2012), quando nos remetemos ao período da história do Brasil entre 1964 a 1985, costumamos reduzir o debate entre repressores e reprimidos, não levando em consideração outros pontos complexos do regime ditatorial os quais precisaríamos iluminar. Um dos tabus que marca o período seria a negligencia de perceber a participação da imprensa, da classe média e da Igreja Católica como grandes apoiadores do regime militar (FICO, 2012).

Por que o golpe foi civil-militar? Por que houve apoio da sociedade? Não. Apoio houve, mas não é por isso que o golpe foi civil-militar. Foi civil-militar por que os civis deram o golpe também. A natureza do evento golpe de Estado de 1964 é dada pela participação de sujeitos históricos, alguns militares e alguns civis. Os civis deram o golpe: Carlos Lacerda,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.