UM AMANHÃ MELHOR QUE HOJE: Cultura histórica e perspectiva de futuro nos sambas-enredo da década de 1980

Publicado em 12/09/2018

A autora ainda infere que as escolas de samba, no momento de sua fundação, estavam inteiramente ligadas às suas comunidades, tais como, Estação Primeira de Mangueira, Salgueiro, Vila Isabel, Mocidade Independente de Padre Miguel, Império da Tijuca, entre outros. Deste modo, das 44 escolas de samba levantadas pela cientista social na década de 1980, apenas seis não levavam o nome da localidade na qual surgiram. Gera-se a partir de então um forte laço, sendo a comunidade a grande aliada para a consolidação da agremiação carnavalesca (QUEIROZ, 1992, p. 83).

Algumas agremiações carnavalescas cresceram de modo mais paulatino, enquanto outras ocorreram de modo acelerado. Pode-se aqui citar o exemplo da Beija Flor de Nilópolis, que buscou laços com a rede do jogo de bicho, fortificando-se e impulsionando-se financeiramente. Na década de 1970 a parceria com os bicheiros permitiria à Beija Flor trazer o luxo esplendoroso, a originalidade e a imaginação efervescente para os desfiles, o que possibilitou que a agremiação conquistar seu tricampeonato (1976, 1977 e 1978).

Tal prática de aproximação do jogo do bicho com as escolas de samba foi comum no final da década de 1940, quando a prática se tornou ilegal. Cada comunidade possuía um bicheiro responsável como mostra a reportagem publicada pela Revista Veja em 1980, intitulada “quem não gosta de samba, bom bicheiro não é”. A matéria buscava traçar um perfil e mapear o poder dos bicheiros sobre as escolas de samba, sobretudo no…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.