UM AMANHÃ MELHOR QUE HOJE: Cultura histórica e perspectiva de futuro nos sambas-enredo da década de 1980

Publicado em 12/09/2018

Logo de início, os versos contundentes “estou cansado de ser enganado/ papo furado e demagogia/ não vão encher (o quê?)/ a minha barriga vazia” nos chamam atenção, pois demonstra um discurso pontual, direto, cansado das promessas de melhoria para a sociedade. Corroborando com o samba, a abertura do desfile dos Caprichosos de Pilares trazia treze pessoas vestidas de deputado Justo Veríssimo, personagem criado pelo humorista Chico Anysio. Tal alusão, representa os deputados e políticos brasileiros que de forma demagógica buscam o voto da população, e ao associar a esta figura, remete a um político que mesmo eleito pelas pessoas mais pobres, os odeia e não se mexe para ajudá-los. Essas reclamações também esculpiram o abre-alas da azul e branco de Pilares, com a escultura do deputado Justo Veríssimo dando as costas para a população, conversando e ouvindo os interesses da burguesia.

O enredo de cunho político dos Caprichosos de Pilares, buscava consolidar o modelo de democracia, porém chamar atenção da população na hora da campanha eleitoral. No refrão principal, os compositores destacaram: “ajoelhou, tem que rezar/ não quero mais viver de ilusão/ você prometeu/ agora vai ter que pagar/ não vai me deixar na mão” se alinham a outro trecho do samba “quem vive de promessa é santo/ e eu…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.