UM AMANHÃ MELHOR QUE HOJE: Cultura histórica e perspectiva de futuro nos sambas-enredo da década de 1980

Publicado em 12/09/2018

A azul e branco de Pilares também se vê nesse processo de luta democrática, enxergando-se dentro dessa ação participativa. A escola de samba acredita ser responsável “por uma parcela, pequeníssima que seja, na luta por esse novo caminhar democrático, por essa nova república desse nosso gigante, antes adormecido, e hoje mais vivo que nunca – BRASIL”. Percebe-se o discurso ufanista apresentado pela escola, esse novo processo que representou a queda de um regime opressor, coloca agora um governo civil pautado pela esperança, por um povo que está mais aguerrido, consciente e que vai batalhar o quanto for para ter suas vontades ouvidas.

A agremiação carnavalesca traça um panorama com a história do Brasil, retrocede até o “descobrimento do Brasil” com a exploração portuguesa, perpassando pelas dependências culturais do Brasil à França e economicamente à Inglaterra. O problema com os Estados Unidos vem no viés econômico, pois enquanto estávamos sob o espectro do golpe civil- militar, os norte-americanos buscaram aproximação e laços com o Brasil, contudo “veio a nova república e esse “bondoso” apadrinhamento americano não pode mais continuar”. O que se percebe é um sentimento de revolta, de uma comunidade que abraçou o enredo e que constrói todo o imagético sonoro. A reflexão da escola de samba de Pilares é válida, contudo, corria o risco de vitimização e a banalização de um debate, não conseguindo perceber o quanto o Estado brasileiro já explorou ou se utilizou de força para constranger ou violar outras nações e até mesmo sua própria violação, a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.