UM AMANHÃ MELHOR QUE HOJE: Cultura histórica e perspectiva de futuro nos sambas-enredo da década de 1980

Publicado em 12/09/2018

Os problemas econômicos apontados aqui, foram transformados em fantasias e alegorias pela Unidos da Tijuca em 1988. Em uma das alegorias, a escola de samba se utiliza da metáfora do circo dos horrores para demonstrar o cenário econômico brasileiro. Utilizando-se de seus personagens, o anão representaria o salário baixo, a mulher barbada seria a inflação, o homem de perna de paus retrataria o aluguel e o leão corresponderia ao Imposto de Renda, sendo este, um animal que não morde, mas sim mama com o dinheiro público. No final do desfile, a Unidos da Tijuca nos leva à seguinte reflexão: quem pagará a conta do bar? Com esta metáfora podemos inferir que a agremiação carnavalesca buscou estabelecer um paralelo com a situação econômica do Brasil, cobrando o governo brasileiro sobre as crescentes dívidas externas que iam se acumulando.

Outras agremiações também levaram para a avenida temas que remetem à questão econômica do país. A União da Ilha do Governador em 1986 trouxe o enredo “Assombrações”, assinado pelo carnavalesco Arlindo Rodrigues. Entre as diversas assombrações apresentadas pela escola de samba, a econômica tende a nos rodear e nos incomodar. “O leão só morde o bumbum do pobre/ e o rico é que explode a boca do balão/ o FMI chegou aqui, fincou o pé/ devo e não nego/ um dia eu pago leva fé”42. Novamente podemos perceber a utilização da figura do leão do imposto de renda como…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.