UM AMANHÃ MELHOR QUE HOJE: Cultura histórica e perspectiva de futuro nos sambas-enredo da década de 1980

Publicado em 12/09/2018

Não alheias a todas estas questões, as escolas de samba também estavam mapeando e denunciando as questões políticas, econômicas e sociais. No enredo da Unidos da Tijuca em 1988, intitulado “Templo do Absurdo”, assinado pelo carnavalesco Silvio Cunha, a agremiação tijucana nos convida a entrar no “templo do absurdo bar Brasil”. A escola de samba entende o bar/botequim como um ambiente para o debate político, cotidiano e futebolístico, “berço das grandes resoluções”, como aponta um trecho do samba enredo composto pelo sexteto Beto do Pandeiro, Nêgo, Vaguinho, Monteiro, Ivan Silva e Carlos do Pagode. Segundo o sociólogo Gilberto Luiz Lima Barral, o bar, em determinado espaço e tempo, aparece como lugar do advento da opinião pública, como um lócus de experiências e conhecimentos das coisas pela vivência e/ou observação, transformando-se em local de conversas e práticas políticas e culturais. Lugar onde, por exemplo, fala-se da cidade, às vezes sob uma narrativa homogênea, consensual, esperada, outras vezes ouvem-se falas polarizadas, provocadoras. (BARRAL, 2012, p. 19)

Deve-se pontuar que ao se utilizar da concepção do bar para desenvolver seu enredo, a Unidos da Tijuca fundamenta-se para dissertar acerca das questões que afligem a população brasileira no período. O ato de frequentar um bar possibilita uma forma de sociabilidade entre as pessoas, pelas quais…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.