UM AMANHÃ MELHOR QUE HOJE: Cultura histórica e perspectiva de futuro nos sambas-enredo da década de 1980

Publicado em 12/09/2018

Nos últimos versos do samba-enredo, a escola de samba Império Serrano crítica o governo autoritário militar e projeta um futuro de esperança. “Cessou a tempestade/ é tempo de bonança/ dona liberdade/ chegou junta com a esperança”. As palavras liberdade e esperança são frequentemente utilizadas nos sambas de enredo entre 1985 a 1990, este período em que a “liberdade”, termo passível de debates e problematizações, aparece com frequência, possibilitando pensarmos e projetarmos um futuro melhor para o país, longe da corrupção, do desemprego, da miséria e de tantos outros maus que afligem a nação.

Podemos perceber que nos três sambas de enredo apresentados: Caprichosos de Pilares 1985, Mocidade Independente de Padre Miguel 1988 e Império Serrano 1986 houve pontos em comum. Elas tecem duras críticas ao regime civil-militar que se instaurou no Brasil desde 1964 e que durante o final da década de 1970 vai perdendo suas forças. O fato dos três sambas pertencerem a um período governado por um presidente civil facilitou a articulação entre o passado, presente e para um futuro no qual se almejava. Com o retorno em 1985 da democracia brasileira, as escolas de samba estavam com um espaço de experiência restrito, permeado de vivências autoritárias, fazendo com que estas agremiações carnavalescas projetassem um horizonte de expectativa…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.