UM AMANHÃ MELHOR QUE HOJE: Cultura histórica e perspectiva de futuro nos sambas-enredo da década de 1980

Publicado em 12/09/2018

A tríade dos enredos da Beija Flor de Nilopolis (1973, 1974 e 1975) carecem de uma análise historiográfica mais aguçada. Tais reflexões propostas não preencheram as seguintes lacunas: Quem são os compositores dos sambas-enredo? Em que contexto eles vivem? Qual era a relação deles com a agremiação carnavalesca? Quantos integrantes desfilaram na escola de samba? Qual a perspectiva de tais pessoas sobre o regime militar? Qual foi o real intuito da agremiação em defender o governo militar? Essas e outras perguntas podem ser exploradas em trabalhos futuros.

Deste modo, percebe-se que as escolas de samba não estavam passivas mediante o desenrolar dos governos militares. Enquanto algumas agremiações buscavam de algum modo se opor ao governo vigente, outras, assim como uma parcela da sociedade brasileira, defenderam a ditadura civil-militar. Assim posto, entendo os sambas-enredos como um instrumento utilizado pelos integrantes das escolas de sambas para discutir questões de sua época e que conseguiam atingir uma grande parcela da sociedade, uma vez que estes sambas eram veiculados pelas mídias. Portanto, torna-se necessário o desenvolvimento de mais pesquisas que utilizem o samba-enredo como documentação histórica, pois este nos  possibilita compreender o modo como as pessoas pensavam sua época e as questões de seu tempo,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.