Universalismo Moral e Relativismo Ético

Publicado em 01/06/2005

É verdade que a idealização hegeliana, ao conceber o espírito como uma razão operante supra-individual, confina a ação moral do sujeito às fronteiras de uma eticidade que se realiza na família, na sociedade civil ou no Estado, enquanto síntese (singular) da moralidade (consciência moral subjetiva, particular) e do direito (livre vontade objetivada, universal). Limita, portanto, a possibilidade da autonomia moral do indivíduo ao que corresponderá em Piaget a uma semi-autonomia, ou, como mais tarde denominará Kohlberg, à perspectiva sócio-moral convencional. Mas esta diferença, ainda que relevante, não nega a semelhança entre o pensamento de Piaget e Hegel em relação à concepção do ponto de partida da natureza humana como pré ou amoral, e à noção decorrente de construção ou progressão do sujeito moral na sua interação com o meio social.

Diferentemente de Hegel, que, apesar dos pontos em comum acima destacados, Piaget confessou nunca ter lido19, as afinidades do pensamento do epistemólogo suíço com seu conterrâneo Jean-Jacques ROUSSEAU (1712-1778) são assumidas: "foi Rousseau o primeiro que, em 1762 (...), contestou que a criança fosse um ‘adulto em miniatura’, como se disse mais tarde, e que por conseguinte suscitou a hipótese da epigênese da inteligência" (2000, p.102). Com o intuito de "constatar ‘afinidades eletivas’ e não de postular identidades", Freitag (1991, p.16 e ss.) destaca a correspondência existente entre as faixas etárias em que Rousseau divide sua proposta pedagógica, em Émile ou de l’Education, e os estágios cognitivos do modelo psicogenético de Piaget:

De zero a dois…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.