COMPARATIVO DO CONCEITO DE MARKETING DA DÉCADA DE 60 ATÉ A ATUALIDADE

Publicado em 26/04/2019

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 

4.1 CONCEITO DE MARKETING nos anos 60

De acordo com o Phillips, C.F; Ducan, D.J (1962) o conceito de marketing é tida como uma das principais ferramentas para que as atividades de uma organização possa seguir um modelo lógico e rentável aonde por sua vez também vem a indicar que tais conceitos podem aplicados de formas diferentes.

Considerando-se o fato que as pessoas têm necessidades contínuas que necessitam de satisfação, cabem as organizações empresariais reconhece-las, procurando oferecer serviços e produtos corretos objetivando a satisfação do cliente, que por sua vez leva o lucro relativo de um empreendimento seja resultado dos esforços no intuito de satisfazer os seus clientes. Na opinião de Kaplan ao se implementar o conceito de marketing deve-se integra-lo as atividades de venda serviços e bens de forma direta ao consumidor final. Quanto ao fator “lucro”, seria exagerado afirmar que se trata de uma medida de satisfação dos consumidores.

Na visão de Cowan, D.R.G (1960) o conceito de marketing é definido como sendo uma forma de pensar, ou mesmo de organizar a filosofia das atividades do negócio. De forma mais específica trata-se de um conceito que uma organização pode fazer uso como um “guia” para seu funcionamento seja em parte ou na totalidade. Na situação de se optar por tal conceito se deve levar em conta dois fatores relevantes:

  • A organização empresarial deve ter pleno conhecimento de seus clientes partindo do principio que esses são o foco para a tomada de decisões nos negócios.



  • O marketing organizacional da empresa deve ter um papel de liderança quanto à idealização e criação de planos e políticas da empresa.


Após a leitura da obra de Marx (1968) ficou claro que a gestão de negócios reconhece que o conceito de marketing tinha de fato grande importância, como objetivo de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.