A Rússia, as Potências Emergentes e as Agendas de Segurança Global (BRICS)

Publicado em 18/09/2018

BRASIL 

Autor:Susanne Gratius

  • O fracasso das negociações Mercosul-UE (2004) – em que a UE foi incapaz de sacrificar o seu proteccionismo agrícola, o que prejudicou os negócios brasileiros visto ser a maior economia do Mercosul e o maior exportador para a Europa; do Tratado ALCA (2005) – para criar uma área de comércio livre em todo o continente americano sem barreiras alfandegárias; e da vetada entrada do Brasil, juntamente com a Alemanha, Índia e Japão no Conselho de Segurança da ONU (2005).

  • O Brasil percebe que o Ocidente não iria permitir as aspirações de passar de uma potência regional para uma potência mundial, e por isso Lula da Silva e o seu governo fazem uma reorientação da estratégia da política externa brasileira apoiando-se no vetor Mercosul, aonde defende a marca europeia de integração regional e nos BRICS. O Brasil vira as suas atenções de Norte para Sul com diferentes estratégias de equilíbrio/balanceamento em relação aos EUA e a UE e de (bandwagoning) uma espécie de terceira via para se relacionar com a China e os BRICS.



  • Ao usar uma estratégia de equilíbrio, que se tornou o seu principal instrumento de integração global, o Brasil distingue-se do México, que optou por caminhar por uma estreitaaliança global com os Estados Unidos. Por outras palavras, enquanto o México queria ser o "último" membro do espaço Norte através de sua aliança com os EUA através do NAFTA, o Brasil prefere ser o primeiro do espaço Sul, através da sua aliança estratégica comercial com a China e a Índia.



  • A junção aos BRICS fez com que o Brasil passasse a adotar uma estratégia de força de bloqueio junto com os BRIC na arena internacional aumentando o antiamericanismo destes países, para que o Brasil passasse a ter mais poder e prejudicando os interesses americanos e europeus,…

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