Marketing de Relacionamento

Publicado em 22/05/2018

4.4 Evolução do Marketing
De uma forma muito resumida, podemos dividir a história do Marketing em duas grandes fases: a primeira, quando o Marketing era essencialmente orientado para o produto e para as vendas - Transactional Marketing, e a segunda, em que os esforços dos Gestores de Marketing se passaram a orientar para o cliente e as suas necessidades, a que se dá o nome de Relationship Marketing (Buttle, 1996).

5. O Marketing Relacional
5.1 Definição
O Marketing existe desde os tempos iniciais do comércio. Fazia parte do senso comum de qualquer comerciante, apesar de o termo marketing apenas ter surgido no século XX, e só a partir daí ter sido estudado. O próprio Marketing Relacional está presente nas nas primeiras relações comerciais. Já na altura se reconhecia que manter uma relação com um cliente que não se baseasse apenas no momento da troca era benéfico não só para os negociantes mas também para os clientes. Para os clientes estes benefícios podiam traduzir-se em descontos, em facilidades de pagamento mas sobretudo no facto de já terem anteriormente comprovado a qualidade dos produtos adquiridos àquele comerciante.
Leonard Berry foi o primeiro autor a utilizar a expressão Relationship Marketing, em 1983 (Bitner, 1995). Berry definiu o conceito de Marketing Relacional como sendo todas as actividades de Marketing levadas a cabo por uma empresa para…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.