O DIFERENCIAL DA LIDERAN? COM ENFOQUE MOTIVACIONAL NA GESTÏ DE PESSOAS NA IND?TRIA HOTELEIRA

Publicado em 27/08/2010

4.12 Motivação na indústria hoteleira moderna

Visto que a gestão e visão administrativas têm passado por inúmeras transformações, cabe apontar, com base em dados de outros estudos, algumas variáveis estratégicas que compreendem atitudes e comportamentos que compõem as dimensões da motivação.
Uma pesquisa realizada em hotéis europeus três (N= 6), quatro (N= 11) e cinco estrelas (N= 6) teve como um dos objetivos identificar os fatores motivacionais de 354 funcionários (FREITAS, 2006). Segundo o autor, as dimensões (ou fatores estratégicos) são classificadas em: necessidades existenciais, necessidades psicossociais e relacionamento entre líder e motivação. Tais dimensões foram detectas a partir de uma análise estatística que possibilita o enquadramento de muitas variáveis.
Para determinar o número componentes principais a reter recorreu-se a análise Scree Plot que representa a percentagem de variância explicada por cada componente. Quando a variável se reduz, a curva passa a ser quase paralela ao eixo das abcissas, que deve ser excluída junto aos componentes correspondentes. Assim, a comunalidade é 0,622 e q/p=0,008. Deste modo, o número de componentes principais verificados a reter é 3. (Figura 16)


Figura 16: Resultados do Scree Plot.
Fonte: Freitas (2006, p. 97).

Na figura 17, estão representados os valores (pesos) das variáveis estratégicas de cada dimensão motivacional, baseados na opinião dos funcionários consultados.
Os valores maiores ou iguais a 0,5 são considerados significativos conforme os critérios de Pestana e Gageiro (2003 apud FREITAS, 2006).

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.