Interditos Prossessórios

Publicado em 22/04/2003

O possuidor tem direito à indenização das benfeitorias, que são obras ou despesas efetuadas numa coisa para conserva-la, melhora-la ou embelezá-la, bem como o direito de retenção, que é o direito que tem o devedor de uma obrigação de reter o bem alheio em seu poder, para haver do credor da obrigação as despesas feitas em benefício da coisa. Daquela definição, que é de Clovis, resultam três modalidades de benfeitorias, necessárias, úteis e voluptuárias.

As necessárias têm por fim conservar a coisa, evitando-lhe a benfeitorias; as úteis aumentam ou facilitam o uso da coisa, e as voluptuárias são de mero recreio ou deleite, as que tornam apenas mais agradável ou mais aprazível a coisa. São conceitos extraídos do art. 63 do Código Civil.

O possuidor de boa-fé, privado do bem em favor do reivindicante ou evictor, tem, pelo art. 516 do Código Civil vigente ou art. 1219 do Código Civil novo, direito de ser indenizado das benfeitorias necessárias e úteis; de levantar-se, desde que não danifique a coisa, as voluptuárias e de exercer o direito de retenção, pelo valor das benfeitorias necessárias ou úteis. (CPC, art. 744; STF, Súmula 158).

Apresenta-nos Washington de Barros Monteiro alguns casos em que nossa jurisprudência tem admitido o jus rentitionis. São eles: a) em favor do empréstimo-construtor; b) em favor do locatário contra o senhorio, se não convencionou o contrário em cláusula contratual, exigindo-se expresso consentimento do locador para as benfeitorias úteis, porém o direito de retenção…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.