Interditos Prossessórios

Publicado em 22/04/2003

A ação possessória, em contraposição às petitórias, nasce da posse, e de nenhum tem por fito assegurar o direito à coisa. Nada tem com esse direito, apenas pode-se dizer que a tutela possessória repele o não-direito formal do réu. Os iinterdicta adipscendae possessionis, que supõem ainda não se ter a posse e têm por fito obtê-la, são de natureza petitória – fazer valer o direito de posse, seja o drieito de penhor (interdictum Salvianum), seja o de herança (interdictum quorum bonorum, interdictum quod legatorum). A discussão entre os que lhes vêem possessoriedade, ou não, parte das premissas falsas. O interdito Salviano, por exemplo, assegurava a posse contra o colunus, porém não firmado na posse: a posse era fim, e não causa. Não se tratava de proteger o direito real de penhora, e sim o direito a que hoje chamamos "de penhora". Porém, não sendo o fato da posse a causa de pedir (de interdizer, melhor dizemos), seria errado falar-se em ação possessória. O bonorum possessor, que não tinha as ações herdadas do defunto, nem a de petição de herança, à medida que se assemelhou ao herdeiro, teve meios processuais que o protegessem. O mais velho foi o interdito quorum bonorum, para obter a posse das coisas herdadas. Assim, entre outras vantagens, adquiria o réu, na ação de petição de herança, e a de usucapir pro herede. O interdito atacava, pois, a posse de outrem. Nada tinha de possessório. Antipossessório seria ele, em vez de possessório. Tipicamente petitório. Posteriormente, Adriano estabeleceu a missio in possessionem scripti heredis, para assegurar o pagamento do…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.