Direitos da União Estável – Porque só depois do Reconhecimento Judicial?

Publicado em 05/08/2006

Dispõe ainda referido doutrinador que: Se a guarda, porém, não for concedida de forma conjunta, o juiz de direito deliberará:

- preferencialmente, em favor da mãe, especialmente quando a criança é de tenra idade;

- pelo pai, quando isso for mais vantajoso para o desenvolvimento psíquico do menor;

- em favor de Um parente, ante a impossibilidade de se conferir a guarda aos genitores.

A guarda dos filhos, como se viu, caberá a ambos os conviventes, quando não houver conflito acerca desta posse. Havendo conflito, a questão se decidirá tendo em vista o interesse do menor.

Pode-se concluir que tal direito é decorrente do reconhecimento da união estável.

5.4 DIREITO SUCESSÓRIO

Questão importante neste instituto da união estável é o direito sucessório dos conviventes que passou a ser regulado com a Lei 8.971/94. Os conviventes teriam o direito de meação dos bens, quando a herança resultasse de atividade de colaboração mútua dos companheiros.

Por sua vez, a Lei 9.278/96 silencia a respeito do direito sucessório; apenas faz referência ao direito real de habitação. Veja-se o artigo 7° parágrafo único:
Dissolvida a união estável por morte de um dos conviventes, o sobrevivente terá direito real de habitação, enquanto viver ou não constituir nova união ou casamento, relativamente ao imóvel destinado à…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.