Democracia Americana de Alexis de Tocqueville

Publicado em 24/02/2005

Ao basear o desenvolvimento igualitário na vontade da Providência, Tocqueville estaria a usar a arma tradicional dos adversários da democracia contra eles, subvertendo o conteúdo das leituras providencialistas mais reacionárias (idem:123-128). Contrariando o que afirmavam estas últimas, a Providência em Tocqueville não engendra a contra-revolução e nem a igualização é concebida como marca demoníaca. Pelo contrário, Deus quer a igualdade e opor-se a ela é opor-se à vontade divina: um sacrilégio e uma ação inócua.

Note-se ainda, para além dessa possibilidade de combate implícito às conclusões reacionárias do providencialismo de De Maistre, que parte substancial da reação conservadora francesa à Revolução dedicava-se, na década de 1830, a denunciar os crimes dos revolucionários e todo o processo como uma conspiração planejada, o que conferia à Revolução e aos seus resultados, a qualidade de acidente histórico (ver Mellon, 1958:71 e ss.). Ao universalizar a história da igualdade e garantir uma sanção divina à democracia, Tocqueville contorna essa polêmica conservadora salientando que a democracia aí está, a despeito mesmo da Revolução. Percebendo a igualdade moderna de uma perspectiva histórica que ultrapassa em muito a base nacional francesa, desvia o centro da reflexão política francesa de suas querelas mais ressentidas e dolorosas. A atribuição do desenvolvimento da igualdade ao poder de Deus permite a Tocqueville reconhecer a vitória da democracia sem precisar julgá-la ou entrar nos interstícios da polêmica acerca da Revolução. Como notou…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.