Autotutela

Publicado em 21/09/2003

(95) O direito de renúncia ao respectivo mandato autárquico encontra-se previsto no nº 1 do art. 71.º do DL 100/84, de 29 MAR.

(96) A renúncia consiste na «perda voluntária de um direito por manifestação unilateral de vontade». Vide Acórdão do STJ, de 11 JUN 81, in Boletim do Ministério da Justiça, 308º, pp. 222.

Quanto a este assunto, pode levantar-se a questão de saber se valerá a pena propor a perda de mandato de um eleito local que renunciou ao seu mandato, uma vez que o efeito útil potencialmente relevante é apenas o acima descrito, já que, ao renunciar, ele não poderá exercer quaisquer funções autárquicas até à realização do acto eleitoral seguinte para os órgãos autárquicos.

Relembre-se que, na constância da anterior lei da tutela administrativa, a proposta de perda de mandato de um eleito local que renunciou tinha um efeito importante: o de assegurar, através do efeito da inelegibilidade, que aquele não pudesse concorrer no acto eleitoral seguinte, sob pena de o eleito local, através do instituto da renúncia, poder obstar aos objectivos pretendidos pelo legislador.

2.12.6. O nº 4 do presente normativo legal é sensivelmente diferente do que dispunha o nº 6 do art. 13.º da L 87/89. Enquanto que, em face da anterior lei, a dissolução de qualquer órgão da freguesia acarretava automaticamente a dissolução do outro, à luz da nova lei,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.