A Crise do Sistema Prisional Brasileiro

Publicado em 16/03/2018

Impende rememorar que o sistema penitenciário tem origens religiosas, eles remetem à ideia de um mecanismo destinado à purificação através de penitências, daí o nome ‘penitenciária’, e por isso, com o desenvolvimento da sociedade e a sua frequente exposição á violência, passaram a um estágio em que as prisões são encaradas como locais específicos para a ‘purgação’ dos pecados (crimes), de modo que é conveniente que se assemelhem a um purgatório, este no sentido mais próximo da descrição feita pelo poeta italiano Dante Alighieri em sua obra a Divina Comédia.

Na concepção do jurista brasileiro Aury Lopes Jr., o sistema carcerário brasileiro encontrase em condições medievais, segundo ele, ‘[...] a violência ilegítima, os excessos e abusos na execução da pena[...]’ desviaram o foco do instituto da pena privativa de liberdade no Brasil, pois ‘[...] muitos ainda não se deram conta de que punir é um ato legítimo e civilizatório [...]’.

Neste contexto, diante do estágio avançado de deterioração do sistema prisional brasileiro, que ainda está apegado a conceitos involuídos de sanção penal, cumpre transcrever a fala do professor de direito da Faculdade de Direito de São Paulo, Me. Alvino Augusto de Sá, que muito bem descreve a atual crise:

[...] a questão penitenciária hoje, é um câncer na sociedade. Lançar mão indiscriminadamente da pena privativa de liberdade, como se faz…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.