CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO PLATÔNICO PARA A FORMULAÇÃO DO CONCEITO DE JUSTIÇA

Publicado em 04/12/2018

Para Platão, comentado por Pedro Angelo Pagni (2010) O Estado justo ideal seria que os governantes fossem reis e os reis, filósofos. Porque, aqueles que tivessem competência intelectual, absorvesse ao desejo de sabedoria e se dispusessem aos sacrifícios exigidos pela cultura da alma prescrita com o programa sugerido, teriam desenvolvido ao máximo as suas virtudes e chegado ao ideal de Bem a conduzir a vida humana.

O governante do Estado justo idealizado por Platão não terá acesso à riqueza produzida pelo Estado. O Estado existe para o bem de todos, não para o bem de poucos, e por trás do Estado está o homem. Para caracterizar um Estado como justo, é preciso primeiramente ter um governante justo. Os homens justos se revelam melhores, mais sábios e mais capazes de agir, enquanto os injustos nada conseguem realizar entre eles.

  • Limites do Estado


Platão, conforme Moacyr Motta da Silva (2006, p. 36) menciona que o governo do Estado, por seus poderes formados, detém a força. A idéia de força, para a concepção de Justiça em Platão, legitima-se pelo Estado. “Força, como mecanismo de império do Estado, tem por limite a lei. Nenhuma força, por maior argumentação que a sustente, se legitima fora dos limites da lei.[...] A lei estabelece os limites do poder político do Estado.”

Otfried Höffe,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.