CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO PLATÔNICO PARA A FORMULAÇÃO DO CONCEITO DE JUSTIÇA

Publicado em 04/12/2018

Nas contribuições de Hans Kelsen (2000, p. 276) afirma-se, que Platão definiu alguns ensinamentos acerca do conceito de justiça, um deles foi os princípios chamados por ele como bem supremo, “[...] aquele que comete uma injustiça, deve pagar por ela.” Considera-se esta colocação a justificar a sustentação do atual sistema condenatório penal. Da mesma forma que pensava o filósofo da Grécia antiga, de que aquele que não agir de forma moralmente aceita, dentro dos padrões da justiça, deve ser punido e pagar pelo erro cometido.

Não se deve ler “A República” como uma recita a ser aplicada, nem mesmo como uma proposta política que se necessita avaliar, como se faz a propósito de doutrinas contemporâneas. Não mais se pode, nem mesmo se deve ser platônico em política, até porque não mais se pode ser platônico nos dias atuais. Se este excepcional diálogo ainda deve ser lido, não será apenas para que se conheçam as origens do pensamento ocidental, mas sim, e sobretudo, como uma análise crítica, da democracia e de suas peculiaridades, que também a todos se apresentam às vezes de forma incômoda. Muitas vezes depara-se diante de uma série de discursos políticos vazios, que falam em justiça sem nem conhecer o justo.

Por isso, a crítica de Platão e desqualificação são inevitáveis, e…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.