CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO PLATÔNICO PARA A FORMULAÇÃO DO CONCEITO DE JUSTIÇA

Publicado em 04/12/2018

Kant, nas palavras de José Nicolau Heck (2007, p. 207) demonstra a justiça como elemento de sociabilidade e para ele não faz sentido pensar justiça separadamente do Estado. Para ele “[...] se a justiça desaparecer no mundo, não mais vale a pena viver sobre a terra.” Constitui-se a justiça na racionalidade e passa a existir como uma necessidade advinda do contrato originário que constitui o Estado. Explica José Nicolau Heck (2007, p. 217) que o dever primário “oriundo da Lex iustitae é entrar num estado no qual a cada um possa ser assegurado o que é seu contra as pretensões de qualquer outro em relação ao mesmo direito. A justiça é necessariamente positiva, quer dizer, pública.” Para Platão as virtudes suprem o espaço que no pensamento de Kant é tomado pelo contrato que constitui a arte política. Para Kant a justiça fica próxima da legalidade que deve ter sua procedência na ambição do povo.

Maria da Graça dos Santos Dias comenta em seu livro “A justiça e o Imaginário Social” (2003, p. 75), que a Justiça deve ser discutida não somente enquanto classe teórica mas igualmente “[...] na sua dimensão de práxis, pois está profundamente imbricada às reais condições de existência das pessoas, grupos, comunidades, sociedades.”

 

A justiça está relacionada à vida social, à vivencia comunitária, ao modo de ser e estar junto-com-o-outro-no-mundo. Diríamos que muito mais que um conteúdo teórico, a Justiça constitui um estilo ético de vida23. Somente quando se está aberto à alteridade, ao compromisso e à…

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