Redução ao Valor Recuperável de Ativos

Publicado em 17/05/2010

c) o WACC da própria entidade pode não ser adequado como taxa de desconto se houver algo atípico em ralação à estrutura de capital em comparação com os “típicos”participantes de mercado; e

d) o WACC deve refletir os riscos especificamente relacionados com o ativo, e não os riscos relacionados com a entidade como um todo, como o risco de inadimplência, por exemplo (ERNEST & YOUNG; FIPECAFI, 2009, p.306).

A entidade, conseguindo determinar uma taxa de desconto que exprima com mais exatidão o retorno esperado para aquele determinado ativo irá conseguir auferir o valor em uso, de seu ativo, o mais próximo da realidade do mercado.

 

2.4.2.5 Comparar o valor em uso do valor do ativo e registrar a perda por impairment

Em casos onde o valor em uso for igual ou maior que o seu valor contábil, não haverá a necessidade de efetuar o registro contábil, mas ocorrendo o contrário, ou seja, o valor em uso ser inferior ao valor contábil, este precisará ser ajustado ao valor em uso.

Com relação à contrapartida deste ajuste contábil o FIPECAFI relata que:

A contrapartida deverá ser a conta de resultado do exercício, exceto quando apresentar um ajuste da parcela reavaliada de um ativo, quando deverá ser lançada contra a respectiva conta de reserva de reavaliação no patrimônio líquido (ERNEST & YOUNG; FIPECAFI, 2009, p.306).

Mas Mcmanus apresenta de forma mais detalhada o…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.