A contribui? das Demonstra?s Contabeis para a Manuten? das Cooperativas Populares

Publicado em 27/08/2010

2.4. Normas brasileiras de contabilidade

Depois de um período de espera, de aproximadamente dezoito anos e de várias tentativas para que as sociedades cooperativas tivessem tratamento contábil diferenciado das demais sociedades, foram publicadas pelo CFC Conselho Federal de Contabilidade, as resoluções nº s 920 de 19/12/2001 e 944 de 30/09/2002. Tais normas, em resumo, tratam o assunto da seguinte forma:
a) Elaborar a Demonstração de Sobras ou Perdas de forma individual para expressar as operações do ATO-COOPERATIVO, segregado por produto ou atividade (quadro 1)
Teoria do Ato-Cooperativo: para FERREIRA1 como a cooperativa é considerada de economia auxiliar ou sociedade auxiliar, a serviço dos seus membros, leva ao entendimento que a economia da cooperativa uma extensão das economias associadas de seus sócios. Como a cooperativa está interessada na prestação de serviços que o sócio possa executar há entendimentos que as relações entre o cooperado e a cooperativa atendem ao principio da identidade. O interesse da cooperativa, em tese, coincide com o interesse do sócio, nos negócios internos desenvolvidos entre ambos. A convergência de interesse entre a cooperativa e o associado, levou ao estudo mais detalhado desse negocio interno, nascendo daí a teoria do Ato-Cooperativo. A fixação dos seus efeitos jurídicos é fundamental no aspecto tributário para tipificar o surgimento da obrigação tributaria.

Quadro 1 - Demonstração de Resultado do Ato Cooperativo

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.