Planejamento Estrategico

Publicado em 22/06/2009

  •  Vendem ou produzem (no caso da empresa especializada) intensivamente um determinado produto que responde por mais do que 50% do seu faturamento;

  •  A empresa dispõe de poucos recursos financeiros;

  •  A empresa enfrenta inúmeros concorrentes;

  •  A empresa atende um mercado bem característico, de bairro, local ou com um segmento bem definido ou sazonal.


A busca de novos mercados ou de novos produtos constitui-se em uma oportunidade que a empresa em momento algum pode descartar, a não ser que tenha firmemente posicionado no mercado atual e se encontra nele por pouco tempo.  Mesmo assim é aconselhável aproveitar a oportunidade se a organização tiver potencial para tanto.

Uma das modalidades mais conhecidas de estratégia de crescimento  é   denominada “crescimento integrado”:





A pouca disponibilidade de recursos financeiros, o alto custo do dinheiro (juros elevados), arrefecem o empreendedor a incursionar em novos mercados, inibindo estudos de adoção de uma estratégia de crescimento.  Uma observação relevante tem que ser feita, tanto em relação à pequena como para a média e grande empresa, se não crescerem ou introduzirem um fator diferenciador, elas ficam vulneráveis; essa visão serve também para fornecedores, intermediários e concorrentes.  


Estratégia de Desenvolvimento

A estratégia de desenvolvimento está presente no nível da organização na mesma relação em que…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.