Embraer – Estratégicas Empresariais

Publicado em 28/06/2005


4. - CONCLUSÕES


Neste estudo como esperamos ter demonstrado, o processo de privatização implicou em uma transformação radical nas formas de gestão, organização industrial e institucional, cultura empresarial e, sobretudo, na visão de negócio da EMBRAER. A elaboração e a formalização de um planejamento estratégico e a realização de análises de mercado mais precisas, baseadas em indicadores de monitoramento interno e externo por intermédio de uma nova área recém criada denominada "Inteligência de Mercado", são uma etapa fundamental dessa nova fase da EMBRAER. As estratégias de reestruturação produtiva e financeira possibilitaram o crescimento do faturamento e uma valorização do patrimônio e prestígio da EMBRAER. Ressalve-se que a estratégia e a excelência na abordagem na tecnologia sempre foi o ponto forte da EMBRAER. O programa ERJ 145, por exemplo, que permitiu a recuperação da empresa e sustentará as vendas futuras, havia sido projetado, em 1989, enquanto a empresa era ainda uma estatal.

Contudo, só foi possível a sua viabilização, pela solução criativa das parcerias de risco e pela agilidade e flexibilidade empresarial conquistada após a privatização da empresa. É importante deixar claro que a EMBRAER conseguiu atrair parceiros no mercado mundial que apostassem e investissem no projeto ERJ 145, porque a empresa detinha o design e a tecnologia que as outras empresas não possuíam. Certamente, se a empresa não desfrutasse de uma posição estratégica no mercado, enquanto…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.