Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Psicologia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade



Publicidade

A Adolescência

Trabalho enviado por: Lilika - Lígia Ferreira

Data: 22/04/2003

ADOLESCÊNCIA


Fase da vida onde o indivíduo não é mais uma criança do ponto de vista físico e emocional que caracteriza a vida adulta. Buhler considera a adolescência como a segunda parte da puberdade, mas reconhece não ser possível determinar com grande precisão os limites entre os dois períodos.

A adolescência representa uma fase típica de dicotomia e dualismo em que o indivíduo, sentindo-se adulto, experimenta a necessidade de maior liberdade e auto-afirmação, mas em sua procura de realização sente-se constrangido por uma série de limitações pessoais e princípios sociais. É, portanto, uma fase de ajuste ou desajuste, pois como diz Hurloch, a adolescência é um período de transição e mudanças que requer grande esforço de adaptação.

Não se deve, porém exagerar esse aspecto turbulento da adolescência e, sobre tudo, não se pode generaliza-la e colocar sob esse rótulo todos os jovens do mundo. A concepção de que a adolescência é necessariamente um período de lutas, dificuldades e atritos vem sendo reestudadas a partir de pesquisas realizadas por antropólogos em determinadas culturas, tanto primitivas como bastante desenvolvidas, onde se verificou que a passagem da infância para a maturidade realiza-se de maneiras bastante suave, com pressões externas menos violentas, possibilitando ao indivíduo uma tomada de consciência progressiva e, conseqüentemente, um ajustamento mais fácil à nova fase de sua existência.

Para Mead e outros antropólogos, com efeito, as sociedades que negam, ou regulam o sexo e outras atividades apresentam mais...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town