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A afetividade na Educação Especial

Trabalho enviado por: Dilma Ribeiro

Data: 21/08/2014

1. INTRODUÇÃO

Ao longo da história da humanidade, observamos as muitas condições sociais que representam ou representavam uma situação de subalternidade de direitos e de funções sociais.

Esta problemática relacionada à deficiência, reflete a maturidade humana e cultural de uma sociedade que estigmatizou o deficiente através de uma relatividade cultural obscura, sutil e confusa que procurou afastar e excluir os indesejáveis, os inconvenientes cuja presença ofende perturba e ameaça a ordem social.

Levantamento acerca da deficiência revela-nos as razoes e a forma como a mesma foi percebida em diferentes períodos históricos a começar pelo homem primitivo que via o deficiente como sinônimo de superstição e malignidade.

A ideia que a sociedade estabelece em relação ao aluno especial é que seja o portador de deficiência a uma condição de inferioridade em relação às pessoas economicamente produtivas reforçando assim, a ideia acerca das instituições assistencialistas enquanto depósitos de incapazes e inválidos. Enquanto cidadãos de uma sociedade que se pretende democrática temos que propugnar a conquista de um espaço social para todos e, essa busca não comporta exclusão, sob qualquer pretexto.

Diante de tal ideal proclamado verificamos na instituição pesquisada diferencial como modelo para a formação intelectual de seres especiais e com potencial de interação e convívio social fazendo uso da afetividade e respeito os alunos são orientados e disciplinados para um convívio em família e sociedade.

 

2. FAZENDO USO DA AFETIVIDADE NA ESCOLA ESPECIAL

Enfatizo que sem a educação e a reabilitação, os deficientes não poderão atingir uma vida de valor e de significado humano. Quanto mais significativo para o aluno for o professor, mais chances o mesmo terá de promover novas aprendizagens.
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“A escola deveria também saber que, em função dessas articulações, a relação que o aluno estabelece com o professor é fundamental enquanto elemento energizante do conhecimento. As famosas estratégias educacionais nada mais são do que a criação de relações adequadas, afetivas, carinhosas, aptas a fazer com que a criança trabalhe seu narcisismo secundário, restabelecendo sua beleza, diante de si e o mundo, na medida em que aprende”.  (SALTINI,  2002,  p.20)

Envolvendo o aluno especial com atividades de rotina e fazendo uso da afetividade é o primeiro passo e o mais difícil objetivo a ser alcançado. Sendo que se colocarmos como a primeira conquista entre professor e aluno tornaremos a mais importante vitória, pois, por muitas vezes, somente assim, com você e através de você é que irá se abrir pra este aluno um universo de possibilidades, de interesses, de descobertas de experimentações, de vivencias, de emoções de sensações boas ou não, de conhecimentos e aprendizagens adequadas ou não e de tantas outras coisas que a vida nos proporciona e que nós experimentamos desde que nascemos.

Conforme a fala de Leontiev (1978, p.267), “cada individuo aprende a ser homem, o que a natureza lhe dá quando nasce não lhe basta para viver em sociedade, é ainda preciso adquirir o que foi alcançado no decurso do desenvolvimento histórico da sociedade humana”. No entanto sua...

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