Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Geografia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade



Publicidade

A Agricultura do Arroz na Tailândia

Trabalho enviado por: Edgar

Data: 12/04/2006

A AGRICULTURA DE ARROZ NA TAILÂNDIA


RESUMO:

Neste artigo o autor analisa as formas de cultivo de arroz em um importante país do sudeste asiático, qual seja a Tailândia e que é o antigo Sião. Analisa as diversas implicações do quadro natural que condicionam a cultura de arroz neste país, assim como as implicações econômicas e sociais desta importante forma de cultura .Correlações são feitas com os demais países desta região da Ásia assim como demais países de outros continentes produtores de arroz.

ABSTRACT:

In this article the author analyzes the forms of culture of rice in important country in the southeastern of Asia, which is the Tailand and also called Sião. He analyzes diverse implication of the natural picture that conditions the culture of rice in this country as well the social and economic implication of this important form of culture Correlations with another countries of this region of Asia as well others countries of other continents is made.


INTRODUÇÃO:

Este trabalho propõe-se a estudar as formas de cultura de arroz no sul e sudeste da Ásia, mormente na Tailândia e que tem formas mais genuínas de agricultura entendendo-se que foi o único país desta região do globo terrestre que ficou a salvo de invasões e ocupações estrangeiras e conseqüentemente com tipos de economia e agricultura mais genuínas e tradicionais.

Com 513.115 Km², quase do tamanho do estado da Bahia, o reino do antigo Sião, a atual Tailândia, cujo nome significa " terra de homens livres" ocupa amplo trecho da Ásia de sudeste e delimitada no sudeste pelo Camboja, a nordeste pelo Laos, a noroeste e leste pelo Mianma e ao sul pela Malásia.

As suas coordenadas latitudinais são de 6º de latitude norte e 20º de latitude sul, o que perfaz uma distância norte-sul de cerca de 1.600 quilômetros. Por estas coordenadas latitudinais a Tailândia situa-se em plena área tropical e muito próxima da linha do equador , que na Ásia de sudeste corta as ilhas da Indonésia.


DESENVOLVIMENTO:

Como todas as áreas tropicais, exceção feita àquelas situadas em grandes altitudes, como ocorre no Equador , que sendo um país cortado pela linha do equador é mais frio devido às altas amplitudes altimétricas; a Tailândia vai apresentar um clima quente e úmido , cujas médias térmicas anuais estão entre 23,8ºC, ao norte e 28,6ºC ao sul e que está mais próximo da linha do Equador.

As chuvas torrenciais concentram-se entre os meses de dezembro e março, sendo os demais meses do ano muito secos e sem chuvas.

Esta distribuição das chuvas ao longo do ano , tal como soe ocorrer nos outros países do sul e sudeste da Ásia , caracterizam o clima de Monções, cujos mecanismos genéticos são particulares desta área da superfície da Terra.

Como a disposição litorânea dos países do sul e sudeste asiático é , não longitudinal, mas mais ou menos paralela à linha do equador, criam-se condições de aquecimentos e de evaporações diferenciadas entre as águas do oceano Indico e estes trechos do continente asiático.

Soma-se a estes fatos a alternância e oposição entre as estações do ano entre os dois hemisférios da Terra: o hemisfério norte e o hemisfério sul. Quando é verão no hemisfério sul é inverno no hemisfério norte e vice-versa.

Esta oposição fornece quantidades diferentes de energia, luz e calor para cada um dos hemisférios da Terra segundo a ocorrência das estações do ano. Assim quando é verão do hemisfério sul ; entre dezembro e março; inverno no hemisfério norte; acontece um aquecimento maior das águas do oceano Indico e também concomitantemente um aquecimento maior da atmosfera situada sobre este oceano.

Esta atmosfera superaquecida é carregada de umidade derivada da evaporação das águas quentes do oceano Indico. Como ela é muito quente, é também muito dilatada e portanto de baixa pressão, podendo ser sugada pelos centros de mais altas pressões situadas mais ao norte e dentro das áreas continentais.

Cria-se destas maneiras correntes de ventos úmidos e que vão soprar do oceano para o continente durante os meses de verão no hemisfério sul e que, ao penetrarem nas superfícies continentais vão despejar a sua umidade e gerar as...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town