Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Comunicação

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0


Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade

A Avenida Paulista

Trabalho enviado por: Erick Otoni

Data: 22/11/2004

Avenida Paulista

Projeto de Pesquisa


1. Justificativa da Escolha do Tema

A cidade de São Paulo, fundada em 25 de janeiro de 1554 por padres jesuítas do grupo Companhia de Jesus, entre eles José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, tem como marco inicial o Pátio do Colégio. No início do século XIX, com a independência do Brasil, São Paulo firmou-se como capital da província, convertendo-se em importante núcleo de atividades intelectuais e políticas. No final do século, a cidade passou por profundas transformações econômicas e sociais decorrentes da expansão da lavoura cafeeira em várias regiões paulistas, da construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí (1867) e do crescente fluxo de imigrantes europeus. O crescimento da cidade foi tão expressivo que sua população, de 130 mil habitantes em 1895 (dos quais 71 mil eram estrangeiros), chegou a 239.820 em 1900.

O final do século 19 foi um período agitado para São Paulo. Com o dinheiro gerado pelo café a cidade de aproximadamente 100 mil habitantes recebeu suas primeiras máquinas e começou a se modernizar e se destacar como centro industrial.
O Estado de São Paulo vivia momentos de tensão com os movimentos revolucionários, que culminaram com a deposição do governador Américo Brasiliense, em 15 de dezembro de 1891. Poucos dias antes, em 6 de dezembro, havia morrido o imperador D. Pedro II.

Em meio a esses acontecimentos, São Paulo ganhou sua primeira via planejada: a Avenida Paulista. Idealizada, construída e doada à cidade pelo engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio de Lima a Paulista foi concebida para ser como as avenidas das metrópoles européias - larga, plana, arejada e moderna. Um contraste com a tortuosa São Paulo das ladeiras e becos.

...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town