Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Ciências sociais

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade



Publicidade

A Construção da Nação e da Língua Nacional

Trabalho enviado por: Rodrigo Kraemer

Data: 27/06/2004

A Construção da Nação e da Língua Nacional


INTRODUÇÃO

Antes do séc. XIX o termo nação significava simplesmente uma idéia de um grupo de pessoas de uma dada região, lugar ou reino, transparecendo a origem como seu mais forte vínculo. Posteriormente esse conceito foi vinculado ao Estado e a um centro supremo de governo comum. O que faremos nesse trabalho é discutir essa vinculação da nação ao Estado (particularmente na questão da língua nacional), pois "os Estados, qualquer que fosse seu tamnho, não eram homogêneos e portanto não poderiam ser simplesmente equalizados com as nações".


AS RAÍZES CULTURAIS

Para Anderson a nação é uma comunidade imaginada. Ele mostra um exame das raízes culturais do nacionalismo, alguns elementos anteriores que possibilitaram a formação das nações modernas juntamente com uma mudança nas formas de apreender o mundo. A partir da comunidade imaginada sagrada (mas não somente dela) é que é possível estabelecer uma comunidade imaginada da nação. Para ele a decadência dos reinos dinásticos e da comunidade sagrada propiciaram uma decadência da idéia de continuidade que estes dois elementos representavam. Essa idéia dava sustentação à fatalidade da morte e o que melhor se adaptou (ou se adapta) a essa idéia de continuidade foi o ideal nacionalista.

A possibilidade de imaginar a nação surge...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town