História dos Registros do Conhecimento

Publicado em 10/06/2006

OS MANUSCRITOS NA IDADE MÉDIA


A predominância dos manuscritos quase absoluta foi para os textos religiosos. Acreditava-se que caberia aos conventos abrigar não só textos sagrados como também literários; assim os monges fazendo as cópias dos antigos textos colaborariam para o aperfeiçoamento da vida monacal. Considerava-se que a leitura da Bíblia era capaz de atender as necessidades intelectuais, dispensando-se a literatura, a filosofia e as ciências clássicas como heréticas; até mesmo a gramática não era admitida. Por isso a produção de livros nesta época se limitara só aos mosteiros.

No mosteiro Saint-Gall chegou-se a ter 300 monges trabalhando nas cópias dos manuscritos. Algumas características destes manuscritos eram, por exemplo, as letras capitulares e unciais (tal qual a capitular, sofrendo um arredondamento); a escrita cursiva (letras pequenas traçadas de modo rápido e corrente); ligação entre as letras, o que favorecia a rapidez no ato de escrever (isto não ocorria na antiguidade, as letras eram separadas); a escrita gótica (angular, de linhas quebradas), também chamada letra de missal, que ainda hoje se usa na Alemanha. As abreviaturas da antiguidade continuam a aparecer neste período, devido à escassez do pergaminho e necessidade de escrever mais depressa.

O local do convento onde faziam as cópias dos manuscritos chamava-se scriptorium, era amplo, claro, com repartições e uma janela para cada escriba (calígrafo), embora esses scriptorium não tivessem um local específico. O trabalho começava cedo e durava 6 horas. O monge era chamado de armarius ou bibliothecarius, o aprendiz era librari ou scriptoril. Ao…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.