Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Arte

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade



Publicidade

“Tri?ulos” – An?se de uma obra de arte

Trabalho enviado por: Val?a Mares Alvares

Data: 27/08/2010

Valéria Mares Alvares
TRIÂNGULOS Análise de uma obra de arte


FIG 1 Manfredo de Souza Neto, Sem título, 1987
Pigmento e resina acrílica sobre tela, 150 x 100 cm

Manfredo de Souza Neto1 começou a projetar-se no meio artístico no início da década de 70, quando realizava um trabalho voltado para a problemática da destruição da paisagem mineira pelas companhias de mineração. Eram desenhos nos quais ele fazia um tipo de protesto, de denúncia, e chamava a atenção para a necessidade da preservação da paisagem.2 Esta ligação com a paisagem e com a natureza é algo que Manfredo sempre procurou manter em seu trabalho, cuja evolução, desde o princípio até os dias atuais, demonstra uma grande coerência. Apesar de Manfredo ter passado por diversas fases diferentes e de, às vezes, dar a impressão de ter mudado de estilo, o seu trabalho é sempre fruto do que realizou antes. Tudo o que faz, todas as inovações que incorpora ao seu trabalho são o resultado de longas pesquisas que realiza com extrema seriedade. Por isso, ao tentarmos analisar a obra de que trata este ensaio, será necessário relacioná-la às diversas fases pelas quais o artista passou e aos diversos estilos que o influenciaram durante o desenvolvimento do seu trabalho.
A obra que aqui chamaremos de Triângulos não tem título e chamaremos assim apenas para efeito de referência (FIG.1). Trata-se de uma pintura, realizada em 1987, sendo parte de uma série de pinturas do mesmo estilo e técnica que caracterizam a produção do artista naquele período. Na realização destas obras foram utilizados pigmentos naturais, preparados pelo próprio artista com terra retirada das montanhas de Minas Gerais, sendo este o meio que Manfredo encontrou de manter sua 1igação com a natureza e com a paisagem mineira.
Pode-se dizer que a primeira característica que notamos nesta obra é o seu formato incomum e a ausência de moldura. Esta originalidade do formato está relacionada ao desejo de desvincular a pintura da idéia clássica e tradicional que dela fazemos.3 O que é a pintura? Qual a necessidade de mantê-la no formato tradicional e emoldurado com o qual estamos acostumados e que não passa de uma convenção, gerada talvez por razões comerciais e estabelecida pela tradição?
Esse questionamento da pintura é algo que vem acontecendo desde o início do século, no cubismo (os objetos de Picasso, por exemplo), em Malevitch quando afirmava que o pintar não estava preso à superfície e que poderia levar suas criações para o espaço; e principalmente no construtivismo, que objetivava ultrapassar os limites do quadro para construir no espaço real.4 No Brasil, os artistas neoconcretistas ao tentarem solucionar as contradições entre figura e fundo no espaço de representação do quadro, criaram obras onde a tela passa a ser a figura e a parede torna-se o fundo. Isto se evidencia, por exemplo, na obra de Hércules Barsotti, onde a variação do formato da obra também é utilizada como um meio de obter uma vibração maior da imagem (FIG....

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town