Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Arquivologia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade


Publicidade

Tipologias Documentárias

Trabalho enviado por: Hammás

Data: 22/04/2003

Tipologia Documentárias


O texto em primeiro momento o texto torna claro a diferença na concepção dos tipos de documentos para o historiador e para o bibliotecário. Portanto o autor avisa que este não é o objetivo do capítulo do texto " ARQUIVISTA TIPOLOGIA DOCUMENTAL" que seria em abordar a classificação que o historiador dá a seus documentos e nem como bibliotecários os divide em suas classificações. E que o autor afirma é seria importante estabelecer, uma tipologia documental para arquivos.

A primeira grande divisão que pode ser aplicada em diplomática, é a concepção de documento público e documento privado, num conceito totalmente jurídico e estabelece a diferença entre documento público e privado. E aproveitando a exemplificação do texto será documento público aquele que tiver as seguintes características: " Documento particular será quando for lavrado para fim de conservar o direito de alguém", onde nele não sofreu com a intervenção de nenhuma pessoa pública, neste caso o autor ainda cita os exemplos de: testamento, uma doação, uma procuração ou um contrato de compra e venda. E documento público os que reúne as tais características: poderia ser neste caso exemplificado por onde se dimana diretamente do soberano, dando sua idéia imediata de autoridade, ou de um alto magistrado, e esses tipos de documentos poderia ser: licenças, alvarás régios, patentes, mandados, éditos, algo que leve uma identificação do soberano ou do magistrado; poderia ser também uma carta, que também leve uma...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town