Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Sociais Aplicadas > Arquivologia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade



Publicidade

A Evolução da Disciplina Arquivologia no Brasil

Trabalho enviado por: Hammás

Data: 22/04/2003

Evolução da Disciplina Arquivologia no Brasil


INTRODUÇÃO

Para realizar esse presente trabalho sobre os cursos de pós-graduação em Arquivologia no Brasil, não foi uma tarefa muito fácil, tivemos dificuldade de colher as informações à serem postas nesse trabalho. Os objetos que a Ciências da Informação lida ( os livros, os documentos e os objetos museais ) caminham junto com a humanidade desde o aparecimento da escrita. Sendo que somente a partir do século passado é que tem se uma verdadeira preocupação com a preservação de tais objetos, podemos retornar ao nascimento dos arquivos e da arquivistica.

Na antigüidade apenas os monges tinham acesso aos manuscritos e livros que eram guardados a sete chaves em armários no claustro e nos aposentos internos dos conventos. Essa situação histórica e seus mistérios foram muito bem relatadas na obra de Umberto Eco, "O nome da Rosa". Os documentos e livros eram reproduzidos manualmente pelos monges copistas, acarretando um número muito reduzido de cópias e pouquíssima divulgação das informações contidas nessas obras. Os documentos ao longo dos anos só poderiam ser consultados por autoridades máximas.

Com o nascimento da reprodução tipográfica de textos, a partir da invenção dos tipos móveis de imprensa por João Gutenberg, no meado do século XV, os livros e as informações neles contidas puderam chegar a um maior número de pessoas. A Revolução Francesa mudou a proposta existente de Biblioteca, no momento em que as grandes bibliotecas religiosas, conservadas em conventos e mosteiros, foram declaradas patrimônio nacional, em 1789, e que coleções de livros e obras de arte da nobreza francesa exilada foram confiscados e colocados ao alcance dos cidadãos comuns em 1791. Os documentos ao longo dos anos só poderiam ser consultados por atoridades

As guerras coloniais empreendidas pela França de Napoleão Bonaparte e pela Inglaterra trouxeram à Europa quantidade considerável de material para leitura....

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town