Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Outras > Colegial

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade


Publicidade

A China

Trabalho enviado por: Andreia de Souza Novaes

Data: 15/10/2003

A China


História do Povo:

Mais de meio milhão de anos atrás, os primeiros chineses habitavam o planalto do norte da China, no fértil vale do rio Amarelo. O rio parece amarelo devido à argila espessa dessa cor, chamada loesse, que as águas levam do deserto de Gobi até o vale. Durante muitos séculos as enchentes freqüentes do rio deixaram grande quantidade de loesse no vale. Os ventos que sopram do deserto de Gobi trazem também a argila amarela, que se de se deposita na terra. Os primeiros chineses descobriram que o loesse era bom para a agricultura e resolveram se instalar na planície. O loesse é muito fértil quando molhado, mas sem chuva e sem as águas do rio, logo se transforma em pó. O clima do norte da China variava de ano para ano. Ás vezes chovia em excesso, o que provocava enchentes. Havia também temores de terra. Os primeiros chineses perceberam que suas colheitas e sua vida dependiam do capricho das estações, da quantidade de chuva e do nível do rio. Adquiriram a crença de que tinha de viver em harmonia com a natureza para sobreviver naquele ambiente.

Em 4000 a.C. já havia extensos povoados no vale do rio Amarelo. Os chineses plantavam e caçavam e guardavam alimento para o inverno. Fazia também utensílios de cerâmica para cozinhar e para armazenar a comida. Geralmente esses utensílios eram decorados com vários símbolos, que podem ter dado origem, mais tarde, à escrita chinesa. Precisavam proteger suas possessões contra ladrões e saqueadores. Por isso construíram um fosso em volta do povoado e os habitantes usavam armas para se defender dos atacantes. Gradualmente, os povoados transformara-se em pequenos Estados governados por chefes. O chefe mais poderoso tornou-se rei de uma grande parte do planalto da China. O poder costumava-se passar de pai para filho.

Com o crescimento da população, os chineses começaram a se expandi para o sul, instalando-se nos vale do rio Yangtse Kiang e do rio Oeste, onde o clima era mais ameno. Os...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town