Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Turismo

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade



Publicidade

A Corrosão do Caráter

Trabalho enviado por: Denise Coutinho

Data: 17/03/2006

A CORROSÃO DO CARATER


Desde o capitalismo vivíamos numa sociedade onde existia uma forma rígida de burocracia e também uma rotina cega. Hoje vivemos o que o autor diz ser o "capitalismo flexível", onde nós, trabalhadores temos que ser ágeis, aceitar as mudanças em curto prazo e assumir riscos, dependendo cada vez menos de leis e formalidades.

Essa flexibilidade do capitalismo tem seu lado positivo, onde nos dá maior liberdade de moldarmos nossas vidas, mas também leva as pessoas à ansiedade e a um sentimento dúbio. O caráter é marcado em longo prazo a todos os valores que carregamos ao longo da vida, mas como aplicar isso no modelo de sociedade que vivemos, onde tudo se concentra no imediato? O autor traz questões sobre trabalho e caráter numa economia que mudou radicalmente.

Até mais ou menos a década de setenta podia observar-se que a sociedade, enquanto trabalhadores possuíam outro conceito de tempo e trabalho. No livro temos como exemplo Enrico, um trabalhador de classe baixa que exerceu sua função de faxineiro por anos e anos em empregos que pouco variavam, pode-se observar que era um tempo previsível, Enrico sabia exatamente quando ia se aposentar e quais seriam seus benefícios.

Como os problemas da Grande Depressão e da Segunda Guerra Mundial haviam cessado, Enrico com sua disciplina aliado aos sindicatos que protegiam seus empregos conseguia um resultado super econômico. Embora fosse um homem inferior na escala social, no seu bairro era um senhor respeitado por conseguir vencer a batalha do dia a dia, o autor nos coloca como duas identidades no mesmo uso de tempo.

Rico filho de Enrico conseguiu estudar, pelo esforço do pai, mas venceu de uma maneira diferente, não acreditava nos conformistas, mas sim nas constantes mudanças e também na possibilidade de correr riscos. Rico...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town