Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Turismo

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade



Publicidade

A Compreensão da Economia

Trabalho enviado por: Ricardo de Carvalho Feitoza

Data: 22/04/2003

A Compreensão da Economia


INTRODUÇÃO

Atualmente, o turismo é reconhecido como uma das mais importantes atividades econômicas no mundo porque gera divisas, cria postos de trabalho, impulsiona o desenvolvimento de pequenas e médias empresas, ajuda na arrecadação de impostos e possui um efeito multiplicador na economia.

É por esta razão que este trabalho visa, primeiramente, explanar a importância do entendimento dos conceitos básicos da economia, analisando porque ela se enquadra no ramo das ciências sociais, a sua compartimentalização e porque ela é importante para o turismo pois, para se entender os porquês da explosão dessa atividade econômica, os mecanismos para a geração do produto turístico em países, regiões e cidades e as formas por meios das quais os mercados vêm se expandido mutuamente, é necessário uma investigação e compreensão do turismo por meio de uma abordagem da economia e da economia do turismo.


UNIDADE I

1.0 A Compreensão da Economia

1.1 A Economia Como Ciência Social

A princípio ao se falar em economia, logo se pensa em acumulação de riquezas, nas condições de prosperidade material, enfim, o pensamento central são as concepções primitivas do conceito da economia.

A economia como as demais áreas, abrange apenas uma fração das ciências sociais, envolvendo essencialmente o processo de produção, a geração e a apropriação de renda, o dispêndio e a acumulação, ou seja, compete o estudo da ação econômica.

No entanto, não se pode considerar a economia como fechada em torno de si mesma, pois que a sua ação econômica implica sobre os outros aspectos da vida humana. Sendo assim, pela sua ligação com as outras ciências sociais, a economia assume, dessa maneira, um caráter biunívoco visto que de um lado ela busca unir seus princípios, conceitos e modelos teóricos não apenas à sua própria coerência, mas ainda no desenvolvimento dos demais campos do conhecimento social. De...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town