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A Busca da Qualidade

Trabalho enviado por: Jacira Maria Santos de Sousa

Data: 30/03/2006

A BUSCA DA QUALIDADE


Observando as variações significativas quanto a produtos, história, mercados e personalidades apresentadas, verifica-se que está havendo uma mudança de conscientização, onde novas técnicas da auditoria já começam a sentir-se necessários. É preciso inovar os instrumentos de trabalho, a auditoria tem que começar a tomar percepção dessas mudanças, pois só os que estão atualizados a novas técnicas sobrevivem ao mercado. Mas para que isso aconteça, tem-se que estar preparado, tanto a nível cultural, como psicológico, e estar mais conhecedor das necessidades dos clientes, para que se possa satisfazer melhor suas expectativas. Conhecer a necessidade do cliente é delinear o seu perfil objetivando a máxima organizacional que consubstancia o processo de tomada de decisão.

Ao analisar o contexto de que as atitudes são tomadas no decorrer do processo, através de um sistema controlado que atenda a necessidade do cliente, verifica-se haver uma melhoria e otimização de resultados, que não precisa ser através de instrumentos sofisticados, mas através de orientação de uma boa base administrativa, o que, para isso, exige mudanças e transformações na cultura. É uma mudança de mente reativa para uma mente pró-ativa, onde os meios são estudados mesmo antes do conhecimento dos fins. Para isso, segundo Deming, apud Serkembach (1993), a mudança para a conscientização da qualidade tem que começar por pessoas que tenham um profundo conhecimento, para que haja uma melhoria contínua. Tem que haver uma mudança física, ou seja, de organização. Mudança lógica, através da teoria de sistemas, variação, conhecimento, e psicologia. E, por último, a mudança emocional, ou seja, motivacionais de incentivos.

Contudo, quando se fala em mudança, há uma certa resistência com relação a elas, como mudanças de paradigma. Mas uma das primeiras a ser feita é de fator psicológico. Para isso, tem que se encantar o cliente, saber o que ele espera em relação a nossos produtos/serviços, a importância do que se espera e o porquê, qual o máximo que o cliente aspira no mercado dentro de suas pretensões, até que ponto somos uma alternativa, visto a avaliação que faz de nossos serviços e o que podemos fazer pelo cliente proporcionando, assim, uma visão sistêmica do que se deve ser mais enfatizado. Portanto, de que se adianta fazer por fazer? Tem-se que fazer, e fazer bem aquilo que sabemos. O mercado quer qualidade de controle, pessoas especializadas, aperfeiçoamento de técnicas que visem ao aumento da produtividade e da eficácia.


1 GARANTIA DA QUALIDADE

Na busca da qualidade dos serviços, além de se estabelecer um controle de qualidade, tem que se confirmar se todas as atividades de qualidade estão sendo realizadas como foi proposto, ou seja confirmar se todas as ações necessárias ao atendimento das expectativas dos clientes estão sendo vem conduzidas. Para isso, é necessário estabelecer a garantia da qualidade. Estágio esse, onde só as empresas que conseguiram praticar um eficiente controle de qualidade conseguem alcançar.

Para se estabelecer a garantia da qualidade utiliza-se do programa de controle de todas as atividades de qualidade em cada processo, buscando o que tanto se procura: a eficácia e eficiência dos serviços. Para isso, é necessário a participação da alta administração da empresa, sendo informada as atividades e resultados das inspeções de qualidade. Atingindo o estágio avançado de Qualidade Total, ocorrerá uma segurança da utilização dos serviços pelos clientes e, ao longo do tempo, e com ela, a conquista da satisfação.

PONTOS ESTRATÉGICOS QUE DEVEM SER PRIORIZADOS NA QUALIDADE

  • Planejamento com projeção (onde queremos chegar?)
  • Motivação dos funcionários para alcançar as metas.
  • Despertar no funcionário o que ele ganha atuando com qualidade.
  • Encarar os problemas que emergem no dia-a-dia como Oportunidade de melhorias aplicando ações preventivas para erradicá-los do processo.
  • Aplicar Ferramentas da Qualidade para controle dos processos: 5Ss, Gerenciamento Visual, Métodos de Análise e Solução de Problemas e outros.
  • Implementar SGQ reconhecidos internacionalmente tais como: ISO 9001, 14000, TS 16949, GMP e outros.
  • Foco no cliente : Ouvi-lo

Além das projeções da empresa no mercado, existe um percentual significativo de redução dos custos internos, devido à redução de desperdícios nos erros potenciais.

Os principais desperdícios são: Métodos inadequados, Equipamentos sub ou super dimensionados, Matérias-primas e materiais inadequados e qualidade não garantida, Mão de obra com baixa qualificação e não comprometida com os objetivos da empresa, Ambientes desorganizados que não garantem a acuracidade das informações não garantem a qualidade que o cliente espera.

É importante que tenhamos a consciência que, para sermos competitivos nos dias de hoje temos que fazer bem feito na 1ª vez.


2 A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE:

É fácil os produtores, clientes e consumidores perceberem porque é que a Qualidade é importante, basta apenas que nos lembremos de todas as nossas experiências de insatisfação causadas pela falta de Qualidade de muitos produtos e serviços, ou até mesmo das atitudes que tomámos em relação a esses produtos ou serviços e das pessoas com quem falamos e que passaram por experiências semelhantes.

Por conseguinte, apresenta-se um conjunto de factores que as pessoas consideram importantes quando compram um produto ou serviço:

  • Performance;
  • Durabilidade;
  • Fácil de reparar, fiabilidade de serviço, garantia, fácil de usar;
  • Preço (as pessoas não se importam de pagar mais quando se apercebem de que o produto tem mais Qualidade);
  • Aspecto;
  • Marca;

Portanto, as quatro principais razões porque a Qualidade é importante são:

  • ela é o primeiro argumento de compra para o cliente final,
  • é um dos principais meios de redução de custos;
  • é...

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