Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Humanas > Relações Internacionais

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade


Publicidade

A Crise Energética Brasil x Bolívia

Trabalho enviado por: Edgar

Data: 08/06/2006

A CRISE ENERGÉTICA BRASIL X BOLÍVIA


RESUMO:

Neste artigo o autor estuda as relações econômicas e energéticas entre o Brasil e a Bolívia. Ressalta as características bolivianas pertinentes a estas relações, a evolução histórica destas relações e o contexto atual no qual elas se enquadram e o condicionamento atual da globalização como pano de fundo destas relações bilaterais. Serão feitos análises amplas destas relações bilaterais e que culminarão com análises dos significados políticos destas relações.

PALAVRAS-CHAVES:

Petróleo, Brasil, Gás natural, América Latina, Bolívia,Relações internacionais

ABSTRACT

In this article the author studies the economic and energetic relations between Brazil and Bolivia. He also studies the bolivian characteristics to these relations, the historical evolution of these relations and the current context in which they are fit and the current conditioning of the globalization as cloth of deep of these bilateral relations. He analyzes widely these relations and he culminates with analyses of the meaning politician of these relations.

KEYWORDS:

Oil, Brazil, Natural gas, latin America, Bolívia,International Relations


INTRODUÇÃO:

Este artigo visa o estudo e o entendimento das relações bilaterais entre a Bolívia e o Brasil, posto que a análise destas relações é de relevante importância para o entendimento da problemática das relações internacionais atuais , as quais tem como pano de fundo o cenário da globalização.

A escolha deste tema deveu-se também à necessidade de um entendimento maior das notícias veiculadas na mídia e na imprensa , entendimento este que objetiva aumentar no leitor a sua capacidade de entendimento da realidade sul-americana e mundial dos dias de hoje.

Como as relações da Bolívia com os seus vizinhos sul-americanos e principalmente com o Brasil têm um passado de beligerância e instabilidade convém analisar estas relações no momento atual, para que, a partir deste entendimento, ter-se uma visão maior das realidades sul-americanas quanto às relações internacionais.

Será feito então um estudo profundo sobre a natureza , características e evolução destas relações.


DESENVOLVIMENTO:

Com uma área de 1.098.580 quilômetros quadrados e com 8.989.046 habitantes a Bolívia ocupa uma porção central da América do Sul e é, juntamente com o Paraguai , um dos dois Estados sul-americanos que não são banhados pelo mar e é um país genuinamente mediterrânico.

Quanto às condições naturais e pertinentes à geografia física a Bolívia apresenta uma diversidade bastante ampla de feições naturais. Grande parte da superfície do país, mormente a porção ocidental tem as enormes elevações da Cordilheira dos Andes , cordilheira esta da idade terciária ; portanto muito recente em termos geológicos, posto que tem somente setenta milhões de anos, a qual juntamente com todas as elevações montanhosas terciárias da superfície da Terra, constitui uma grande elevação do relevo, das maiores existentes na superfície da Terra.

Como as dimensões longitudinais desta cordilheira são muito amplas e ela é muito larga no sentido leste-oeste, sendo ainda muito comprida no sentido latitudinal – norte sul, cabe dentro dela grandes altiplanos e planaltos elevados ,espécies de bacias gigantescas incrustadas entre as grandes elevações do leste e as também grandes elevações do oeste,cordilheira oriental e cordilheira ocidental respectivamente, tornando amplas áreas da Bolívia muito elevadas.

Como estes altiplanos são de origem tectônica, quer dizer, resultantes de empurrões da crosta terrestre por ação de forças endógenas de natureza magmática, todas as configurações de relevo soerguido por forças internas estão presentes, tais como as fossas tectônicas;grandes buracos na crosta terrestre e que podem ter centenas de quilômetros de comprimento e dezenas de quilômetros de largura.

Estas fossas tectônicas podem ser e são preenchidas por água e resultam nos lagos tectônicos de Titicaca e Poopo , nos altiplanos bolivianos, semelhantes aos lagos tectônicos de Vitória e Niassa da África Oriental.

As áreas bolivianas situadas em estruturas geológicas próximas de grandes enrugamentos do relevo como são as áreas dobradas e soerguidas da Cordilheira dos Andes e que sofreram grandes processos de metamorfoses de rochas criaram condições de formação de petróleo e gás natural , própria destes tipos de terrenos , os quais tem condições de gerar estes tipos de recursos energéticos pelos próprios processos de metamorfose de rochas que lá ocorram.

Faz-se mister para esta compartimentação de relevo muito elevado adaptações dos seres vivos às condições de menor pressão atmosférica e de menor proporção de oxigênio no ar. Nos seres humanos e nos animais o sangue deve ter uma quantidade maior de hemoglobina para compensar a menor quantidade de oxigênio existente no ar.

Como os complexos naturais regionais são todos interados, nos quais uns dos elementos do quadro natural interage nos outros, há que se distinguir para estes altiplanos regiões naturais com características específicas e próprias de áreas mais altas e frias dos altiplanos bolivianos.

Contrapõe-se às estas regiões de altitudes formidáveis da Bolívia de oeste as áreas muito mais baixas do oriente boliviano, nas vizinhanças da fronteira com o Brasil. De fato o leste da Bolívia tem áreas com altitudes muito mais modestas e que lembram, paradoxalmente aos altiplanos, regiões de planícies equatoriais e tropicais,quentes e úmidas.

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Ou faça login



Crie seu cadastro




English Town